Papeis Selvagens Edições

  • Inicio
  • Quem somos
  • Coleções
    • Marginalia (Ensaio)
    • Archimboldi (Narrativa)
    • Kalela/Antropologia >
      • Kalela - Quipu
    • Stoner (Ciências Sociais e Humanas)
    • Micrograma
  • Autores
  • Blog
  • Contato
  • Loja
  • Livros para download
  • Inicio
  • Quem somos
  • Coleções
    • Marginalia (Ensaio)
    • Archimboldi (Narrativa)
    • Kalela/Antropologia >
      • Kalela - Quipu
    • Stoner (Ciências Sociais e Humanas)
    • Micrograma
  • Autores
  • Blog
  • Contato
  • Loja
  • Livros para download
Coleção Kalela
Kalela é o nome de uma dança popular no Cinturão do Cobre na Rodésia do Norte, associada a um uso particular das relações zombeteiras que, através da música, dança, e jogo, se traduz numa força importante de integração e cooperação para grupos que previamente viviam em guerra. Nomeamos esta coleção assim por acreditarmos no jogo como tática para desmanchar hierarquias e desigualdades e, principalmente, por acreditar que é nas relações jocosas e inventivas com a tradição antropológica que a boa etnografia engendra novas possibilidade do saber sobre a alteridade.

Imagen

​
Coleção Kalela
A escrita dos mundos de mulheres
Histórias beduínas  

Lila Abu-Lughod
​Tradução de Maria Claudia Coelho
Pré-venda na nossa loja virtual


Ao invés de apresentar uma análise de como os beduínos Awlad ‘Ali se organizam e se comportam, feita em sua primeira etnografia “Veiled Sentiments”, desta vez Abu-Lughod narra episódios e histórias que presenciou e ouviu, para argumentar que instituições e valores culturais ganham existência através de indivíduos particulares. Publicado originalmente em 1993, continua sendo um ensaio primoroso sobre a construção das representações antropológicas enquanto questão teórica, metodológica e política. Esta cuidadosa tradução para o português feita por Maria Claudia Coelho oferece assim ao público brasileiro a oportunidade de desfrutar de um dos melhores experimentos de escrita da antropologia americana pós-moderna.

                                                                                                                                                                                                      Claudia Barcellos Rezende
                                                                                                                                                                                                                              PPCIS/UERJ


Imagen

​
Coleção Kalela
Governo de mortes.
Uma etnografia da gestão de populações de favelas no Rio de Janeiro  

Juliana Farias

Pré-venda na nossa loja virtual

Governo de Mortes apresenta uma densa e cuidadosa investigação das engrenagens da atuação cotidiana de esferas de Estado que administram as mortes de moradores de favelas do Rio de Janeiro. Elaborado em doses equilibradas de argúcia e empatia, este livro fornece ao leitor as denúncias dos familiares, coletivos e organizações que sustentam suas lutas e, também, a contraface governamental. Registros oficiais, declarações públicas e encontros entre familiares e agentes públicos constituem o material empírico que dá base às análises sobre as configurações entre estado-margens, no melhor estilo das teorias sociais contemporâneas. Os bastidores sombrios da violência policial travestida em “autos de resistência” são revelados na crueza dos intricamentos burocráticos e interpretados com o rigor e a elegância das novas contribuições dos estudos etnográficos de documentos.
                                                                                                                                                                                                            Maria Filomena Gregori
​                                                                                                                                                                                                                                      Unicamp


Imagen
​                                                                   Coleção Kalela 
Corrupção. Um estudo sobre poder público e relações pessoais no Brasil
Segunda edição revista e ampliada
Marcos Otavio Bezerra
​Disponível na nossa loja virtual


A primeira versão deste livro foi escrita no começo dos anos de 1990. Nesta ocasião, o autor destacava o caráter cíclico do surgimento dos “casos” e “escândalos” de corrupção no debate público. Transcorridos os anos, o que se constata é algo a mais, a centralidade que o tema da corrupção passou a ocupar nas agendas públicas nacionais e internacionais.  Isto se expressa, por exemplo, na ampla legislação produzida sobre o tema, na criação de instituições de combate à corrupção, na difusão de programas e movimentos anticorrupção e na destituição de governos nos diferentes continentes em nome do combate à corrupção. Em suma, a corrupção ganhou o status de um problema público internacional, presente em países pobres e ricos, do sul e do norte, com regimes democráticos e autoritários. 

Imagen


 

  book-trailer

Imagen
     


    
​   ​​Dá uma olhada


Imagen
Coleção Kalela
As cores da masculinidade.
Experiências interseccionais e práticas de poder na Nossa América

Mara Viveros Vigoya. Trad. de Allyson de Andrade Perez
​Disponível na nossa loja virtual


​As cores da masculinidade é um livro importante e inspirador. Combina pesquisa social agudamente observada, apresentação clara de um campo de conhecimento emergente e uma perspectiva pós-colonial particular sobre gênero, homens e masculinidade. Abordando questões sobre masculinidades negras, o livro também revela a fabricação da branquidade e da masculinidade hegemônica branca. O público leitor alcançará uma compreensão mais profunda da violência social, da cultura popular e do racismo, bem como das mudanças contemporâneas nas relações de gênero.

Imagen
     


    
​   ​​Dá uma olhada


Imagen
​
​Coleção Kalela
Os sentidos da paternidade.
Dos "pais desconhecidos" ao exame de DNA

Sabrina Finamori
​Disponível na nossa loja virtual


​Os novos sentidos da paternidade são apresentados de maneira fascinante neste livro, que revela como as alterações na legislação brasileira e as novas técnicas de investigação, a partir do exame de DNA, dão significados inusitados à prática da busca de reconhecimento legal do pai biológico. Relatos comoventes de filhos que procuram esse reconhecimento desvelam os diferentes valores atribuídos à paternidade, à conjugalidade, à vida familiar, à adoção, ao cuidado e ao amor. Vemos assim como as mudanças legais e tecnológicas reverberam no modo como esses sujeitos concebem suas relações atuais e refazem suas interpretações sobre o passado e os dramas vividos na infância. 

Imagen
     


    
​   ​​Dá uma olhada


Imagen
A escrita da cultura. Poética e política da etnografia
James Clifford, George Marcus. Organização
Tradução de Maria Claudia Coelho
Co-edição Eduerj / Papéis Selvagens
Disponível na nossa loja virtual


​"Writing Culture é uma coletânea de artigos de prestigiosos antropólogos de formação anglo-saxã, editada originalmente em 1986, que demarcou uma nova tendência intelectual nos estudos sobre a sociedade e a cultura, hoje conhecida como "pós-modernismo" (ou, pelo menos, como um dos "pós-modernismos"). Seus autores tinham formações acadêmicas muito diversas, mas se haviam unido dois anos antes em um seminário da School of American Research, realizado em Santa Fé, para discutir a questão da "elaboração dos textos etnográficos". A relação entre a experiência etnográfica e a construção das narrativas em que se apresentam a análise e a interpretação dos supostos "fatos" é o cerne da discussão aqui encetada".
                                                                                                                                                                                          Luiz Fernando Dias Duarte
                                                                                                                                                                                               Museu Nacional /UFRJ

Imagen



​
Dá uma olhada


Imagen
"Êxodos, refúgios e exilios" 
Angela Facundo

Disponível na nossa loja virtual

​O livro é resultado de uma pesquisa sobre a figura contemporânea do refúgio no Brasil explorada por meio dos processos de alguns nacionais colombianos. São interrogadas diferentes categorias de refúgio e seu processo de produção, assim como o substrato moral das relações tecidas entre pessoas administradas e diferentes agentes de Estado. No processo, não apenas é produzido um sujeito refugiado, mas são criadas constantemente as fronteiras externas e internas do Estado-nação. Além de focar na interpretação social dos sofrimentos que permitem separar a experiência dos sujeitos refugiados daquela de outros sujeitos migrantes, também foram examinadas as exigências narrativas, o mecanismo de produção de uma “verdade” sobre as pessoas administradas e sobre a nação que as recebe.

Imagen



​
Dá uma olhada

Imagen


 

Apresentação do livro


Imagen
​"Devir Negro. Uma etnografia de encontros e movimentos afro-culturais"
Ana Claudia Cruz da Silva
Disponível na nossa loja virtual

​A obra é resultado de uma pesquisa etnográfica desenvolvida junto aos blocos afro da cidade de Ilhéus, Bahia. Este trabalho traz a ideia de que o que caracteriza tais movimentos é, antes, a vontade de diferir do que a de produzir identificação, apostando na efetivação de modos de vida singulares através de práticas que inventam um modo de ser negro, as quais são minuciosamente descritas. As variadas atividades de caráter político, artístico, social, educativo etc., que marcam as ações desses grupos, somente se deixam perceber em sua complexidade uma vez que se considere os seus múltiplos liames – simbólicos, afetivos e práticos – com os contextos relacionais que estão em sua origem e em seu funcionamento. Essas múltiplas linhas de conexão são tratadas neste livro através de uma abordagem que privilegia a produção da diferença e dos processos dinâmicos que atravessam tais coletivos. 

Imagen



​
Dá uma olhada

Imagen


 

Apresentação do livro

@ 2016 Papéis Selvagens Edições
papeisselvagens@gmail.com
Rio de Janeiro, Brasil

Imagen